Notícias

A Base no comando

13/10/21

Os delegados sindicais eleitos para o mandato 2021/2022 tomaram posse no dia 05 de outubro na Área de Lazer do Sindicato, momento em que puderam ouvir uma palestra sobre Organização por Local de Trabalho (OLT) com o professor Nando Poeta, do Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE).
Bancários do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e alguns de bancos privados receberam um material falando sobre seus direitos e deveres e puderam discutir a realidade de seus locais de trabalho com os colegas de diferentes agências.
O diretor jurídico do Sindicato dos Bancários do RN, Juvêncio Hemetério, ressaltou a importância que a atual diretoria dá aos representantes de base, pois somente através deles é possível que a Entidade faça um trabalho forte e presente.
‘‘Pra nós não interessa a tendência política de cada um, e procuramos interferir o mínimo possível nas eleições para que as relações de cada agência se reflitam na escolha do representante, e a pessoa de confiança da maioria sirva de ligação com o trabalho desenvolvido pelo Sindicato’’, destacou.
Nando lembrou que nunca foi de interesse do Governo que as Organizações de Base fossem fortes e organizadas, mas foi a luta da classe trabalhadora que arrancou minimamente os direitos a que os delegados fazem jus nos dias de hoje:
 
VIII - é vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.
 
Precisamos estar atentos para mudar através da luta!