Notícias

Diretoria do Sindicato participa do curso de oratória com Vito Giannotti

17/05/10

Nos dias 14 e 15 de maio, Vito Giannotti, fundador do Núcleo Piratininga de Comunicação e autor de diversos livros sobre linguagem e movimento sindical, ministrou um curso de oratória para os diretores do Sindicato dos Bancários. No curso, os diretores puderam compreender como a comunicação oral é importante para a relação com a categoria. Vito aconselha que os vícios de linguagem devem ser deixados de lado, principalmente a linguagem técnica de determinadas profissões, como o economês e o juridiquês.

 

O curso foi organizado pela diretoria de Formação, sob a responsabilidade de Wellington Medeiros (Unibanco) e Beatriz Paiva (Caixa).

 

“Acho importante que um sindicato gaste a metade do seu dinheiro na formação política dos trabalhadores. Seja na formação dos mais destacados, os militantes, os quadros de direções, seja na formação da massa dos trabalhadores. Como seria? Uma formação mais seletiva, através de cursos, seminários, palestras, encontros, mas não é só falando. É peça de teatro, cinema, música, concurso de música politizada, onde você fala da situação. Isso para um grupo menor. Para a grande maioria multiplicar a sua comunicação. Um sindicato tem que ter uma grande comunicação, que vai de um jornal, no mínimo semanal, a um boletim eletrônico diário. Cada vez mais os trabalhadores têm acesso a internet. Um boletim eletrônico politizado que fale dos interesses da categoria e de assuntos gerais, como por exemplo a situação de Cuba. Uma grande comunicação, seja na formação de um grupo menor, seja na formação geral da categoria com cartilhas, boletins eletrônicos, blogs, twitter”, explica Giannotti.