Notícias

Encontro da FNOB prepara a resistência dos bancários

09/12/21

Milhares de demissões, perdas salariais, reestruturações sem fim, perdas de comissões e de direitos, reajustes absurdos dos planos de saúde, crise nos planos de previdência; tudo que piorou a vida dos bancários foi acertado conjuntamente entre os banqueiros, os governos e os sindicatos e confederações burocratas. Por isso, bancários de base organizados junto a sindicatos combativos de Bauru, Maranhão e Rio Grande do Norte se reuniram nos dias 4 e 5 de dezembro, em Bauru, no Encontro da Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB).
A FNOB nasceu sendo resistência, mantendo a luta por um sindicalismo democrático, combativo e independente. E foi esta luta que pautou  mais este encontro.
Durante o Encontro, os participantes foram unânimes sobre a necessidade de se criar uma entidade de oposição que, realmente, defenda os interesses dos bancários, combatendo os prejuízos que foram acertados em conjunto pelos banqueiros, governos, sindicatos e confederações pelegos.
O período é de um governo abertamente neoliberal e anti-direitos humanos, os líderes nacionais do movimento bancários se vendem a cada negociação necessária para a categoria, e os banqueiros seguem garantindo ampliação dos lucros à custa da saúde do trabalhador.
A construção da resistência é urgente, e os que fazem a FNOB se apresentam como vanguarda na luta pelos direitos dos bancários.