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Beneficiários da Cabesp cobram melhorias no atendimento

09/12/21

Os beneficiários da Cabesp (plano de autogestão de assistência à saúde dos ex-funcionários do Banespa e seus dependentes) vêm reclamando de constantes alterações no plano de forma unilateral e consequente piora do atendimento. Por isso o Sindicato dos Bancários do RN vem apoiando a luta através de sua diretoria e Assessoria Jurídica.
Os problemas começaram em 2020 com o cancelamento da Unimed Norte/Nordeste, que prestava atendimento aos associados, juntamente com a Camed. Depois de muitas reclamações, o plano cancelado foi substituído, em julho de 2021, pela CNU e também, houve o descredenciamento da Camed, que os associados utilizavam como convênio de reciprocidade desde 1998. Muitos têm reclamado que a mudança na rede credenciada os faz abandonar médicos e tratamentos, uma vez que o reembolso oferecido pela Cabesp é insuficiente para cobrir a média das consultas particulares no Estado.
Outro motivo de insatisfação é a demora na autorização de internações de urgência (72h), eletivas (20 dias),autorização de medicamentos de alto custo e rebaixamento das acomodações hospitalares por parte do novo convênio de cessão de rede.
No sentido de ter acesso pleno aos direitos dos usuários, os associados de cada Estado vêm solicitado à Cabesp acesso ao contrato e explicações sobre o rebaixamento da categoria de atendimento de Master para Especial, no entanto, não obtiveram sucesso e continuam sem os seus direitos de atendimento igualitário garantidos.
Agora os associados recorrem à ANS apresentando suas reclamações de forma individual, e orquestrada, objetivando serem ouvidos pela agência reguladora e que enfim, possam negociar com a Cabesp, para a reativação do contrato Camed e adequação do contrato com a CNU.