Notícias

Todo apoio aos professores do município de Natal

28/12/21

 

 

O Sindicato dos Bancários do RN expressa todo apoio aos professores da rede municipal de Natal que vem enfrentando uma verdadeira batalha contra o prefeito Álvaro Dias, que se nega a atualizar o piso nacional de 2020 para os trabalhadores. Os educadores defendem o piso salarial, com o pagamento dos 12,84% do reajuste salarial que a Prefeitura deve desde janeiro de 2020. Além disso, a justiça decretou que os professores retornassem às salas de aula, o que a categoria se nega a fazer até que o prefeito reabra as negociações.

Apesar de ter aceitado receber a categoria algumas vezes, o prefeito não reconhece o valor do percentual da atualização do piso e oferece apenas a metade desse percentual. Os professores sabem que existem recursos em caixa para cumprir as leis do Piso (Nacional e Municipal), bem como reformar, adaptar e melhorar as escolas e CMEIS da capital. Isso porque neste ano a gestão Álvaro Dias recebeu, entre outras coisas, 110 milhões de reais a mais. Segundo o Sinte, os dados se baseiam em um estudo feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) a partir de balancetes da Prefeitura disponíveis para consulta pública.

Durante a pandemia, o município economizou com as contas das escolas, bem como com a alimentação das crianças e entregou os CMEIs sem qualquer melhoria, exigindo que os professores corressem atrás do prejuízo e ainda negando-lhes o que é direito: o piso salarial. Álvaro já provou que odeia professores e que não cumpre as leis básicas, como a destinação do FUNDEB.

Todo apoio à luta dos professores municipais de Natal!