Notícias

Dia Mundial de Combate às LER Dort

03/03/22

O dia 28 de fevereiro foi escolhido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) - agência multilateral da Organização das Nações Unidas (ONU), especializada nas questões do trabalho, especialmente no que se refere ao cumprimento das normas internacionais - como o Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). A data chama atenção para duas doenças que têm relação direta com o trabalho e que atingem milhões de brasileiros.
Doenças desses tipos acometem trabalhadores de vários países do mundo não só pelos avanços tecnológicos, mas também pela cobrança abusiva de metas e pressão sobre os trabalhadores por desempenho. Neste quesito, a categoria bancária é uma das mais atingidas pelo adoecimento.
Até 2017 as LER/Dort eram responsáveis por mais de 50% dos afastamentos na categoria bancária, sendo ultrapassada nos últimos anos por doenças de cunho psíquico, no entanto, ainda se destacam entre as causas de adoecimento da categoria. Entre 2012 e 2017 os bancários adoeceram 150% vezes a mais que a população em geral em relação às LER/DORT.
Assim que o bancário começar a sentir dores nos membros superiores e achar que o problema está relacionado às doenças ocupacionais ligadas ao excesso de trabalho, deve, em primeiro lugar, procurar um médico particular para ter certeza de que as dificuldades têm mesmo a ver com a atividade bancária. Depois, procure nosso Sindicato para mais orientações.