Notícias

Campanha salarial 2002-2023: SEEB-RN entrega minuta de reivindicações à FENABAN

02/07/22

Dada a largada às negociações da Campanha Salarial 2022-2023!
 
O SEEB-RN, representado pelo Diretor de Finanças, Alexandre Candido, esteve em São Paulo para a entrega à FENABAN da minuta de reivindicações da Campanha Salarial 2022-2023, aprovadas em Assembleia realizada no dia 22 de junho.
 
A pauta abrange temas que estão relacionados à garantia do emprego, à melhoria das condições de trabalho, à valorização salarial e ao fim da cobrança de metas.
 
“Sabemos que o cenário político e econômico do país hoje não é dos melhores, mas saímos daqui bastante esperançosos de que teremos êxito nessa negociação”, disse Alexandre.
 
 Os principais tópicos da minuta são:
- 35% de reajuste salarial já!;
- Reposição de todas as perdas salariais;
- Gatilho salarial: recomposição salarial quando a inflação atingir 3%;
- 1 salário mínimo como VR e outro como VA;
- Estabilidade dos empregos;
- PLR linear, com repartição de 25% do lucro líquido;
- Fim das metas;
- Combate ao assédio sexual e moral.
 
“Os bancos têm lucros cada vez maiores, fruto do trabalho de cada bancário e bancária, portanto, entendemos que os bancos têm plenas condições de atender nossas reivindicações”, enfatiza Eduardo Xavier, Coordenador Geral do SEEB-RN.
 
A partir de agora, segue calendário de negociação e de mobilização. Com a posse dos delegados sindicais do SEEB-RN serão realizadas reuniões nas agências bancárias (capital e interior) durante todo o mês de julho. E no próximo dia 15, haverá um seminário que abordará o sistema financeiro e a campanha salarial. O evento será ministrado pelo Instituto Latino Americano Estudos Sócio-econômicos-ILAESE.