Notícias

Editorial LB Ed. 11ª - Trabalhadores(as), só a mobilização faz a força!

22/08/22

Caro(a) leitor(a), os livros de história contam que as organizações de trabalhadores(as) têm sido desde o século XIX uma poderosa ferramenta de transformação social no Brasil. Lutando por direitos ou debatendo questões mais amplas da sociedade pelo viés de quem trabalha, os sindicatos marcaram a história do país com conquistas que vão da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) até a recente política de valorização do salário mínimo. Essa história de luta, no Brasil, foi iniciada por imigrantes que conscientes ou não já sabiam que só a mobilização fazia a força. 
 
A mobilização pelos direitos trabalhistas é um processo que reforça o compromisso com a mudança, que só pode ser conquistada com a consciência de que esse poder está nas mãos de cada trabalhador(a) desse país.
 
Embora fragilizado, vale lembrar que estamos num regime democrático. As decisões não devem ser tomadas por mero capricho daqueles que ocupam o poder. Você, caro(a) bancário(a), que nos lê agora, tem um importante papel na luta pelos seus direitos. 
 
O cenário de completo desmonte do país e de ataques sistemáticos à classe trabalhadora, agravado no governo Bolsonaro, impõe a necessidade urgente de união e mobilização. A vitória nas negociações da campanha salarial depende do empenho e envolvimento de toda a categoria. 
 
Bem-vindo(a) à luta!