Big Brother Bradesco do Terror
02/09/22
É com extremo pesar que o Sindicato vem acompanhando um caso de perseguição no Bradesco. A situação envolve um bancário adoecido por depressão que foi fotografado por um colega durante uma “pelada” na Área de Lazer do Sindicato estando afastado do trabalho por atestado médico. A foto foi repassada em redes sociais, chegando ao gerente, Regional e até ao RH do Banco, como se o trabalhador estivesse cometendo um crime.
Vários detalhes deixam a história mais chocante. Primeiramente gostaríamos de lembrar que a depressão é uma doença multifatorial e que os psiquiatras indicam sempre atividades físicas e de lazer como parte do tratamento. Outro problema é a foto ter sido tirada por um colega, que acredita que a bajulação aos patrões pode lhe ser útil. Infelizmente, já vivemos num sistema em que os bancos monitoram a vida dos trabalhadores, e a pressão por metas e lucros adoece cada vez mais, portanto, não é possível que nos escassos momentos de lazer as pessoas precisem se preocupar com os próprios colegas ao redor.
Por fim, o Sindicato dos Bancários do RN segue acompanhando de perto o desenrolar do caso, pois os trabalhadores não podem ser punidos seguidamente (com o adoecimento e a negativa ao tratamento), muito menos aceitaremos que colegas de trabalho se prestem a esse tipo de serviço sujo para banqueiros. Estaremos ao lado deste trabalhador e de qualquer outro que venha a ser perseguido ou exposto ao vexatório em qualquer momento de um tratamento de saúde ou no desenvolvimento de seu trabalho.