Notícias

FNOB mira no futuro e define prioridades

14/02/23

Ocorrido nos dias 11 e 12 de fevereiro em São Luís (MA), o Encontro da Frente Nacional de Oposição Bancária avaliou a conjuntura nacional e os desafios impostos a classe trabalhadora, principalmente aos bancários nos próximos anos.
A mesa de abertura contou com a participação de Andreia Amaral (PA), Odete Cornelli (RS), Marcelo Negão (MA), Michel Sousa (BSB) e Dielson Rodrigues. Em seguida, Nando Ppoeta, Rodolfo Luis e Marta Turra debateram a conjuntura. À tarde, a professora da UFMA Claudia Durans palestrou sobre as Relações sociasi, equidades de gêneros e sexualidade no trabalho. A mesa que debateu o tema ficou por conta de Lívia Moraes (MA), Marta Turra (RN) e Elen Carini (Bauru), e por fim a campanha salarial dos bancários foi analisada por Alexandre Morales (Bauru), Roodolfo Cutrim (MA) e Matheus Crespo (RN).
No Domingo foram encaminhas e aprovadas as deliberações do Encontro. Será criada uma coordenação nacional com representantes do MA, RN e Bauru, além das Oposições Bancárias do RS, PA e DF.
A coordenação ficará responsável por formatar uma proposta de formação política para a FNOB; organizar as visitas nos estados onde há oposição formada para discutir o fortalecimento delas; apoiar a criação de grupos de delegados Sindicais nos Estados onde há Oposição Bancária formada; criar cota entre os sindicatos para proporcionar a manutenção das redes sociais e site da FNOB.
Ainda foi aprovada viagem à Brasília para apresentar proposta à CEF e discutir a situação da FUNCEF. Dentre as propostas destacam-se: contratação de 15 mil novos empregados, extinguir imediatamente o GDP; destituir todos os gerentes nacionais, de filial, SRs e SEVs que tenham praticado assédio moral e/ou sexual; pagar toda a dívida junto à Funcef;  reversão da privatização da Seguridade da Caixa; fim dos caixas e tesoureiros minutos, e efetivação de todos eles;retomada da incorporação integral de função após 10 anos de exercício, entre outras.