Notícias

Caixas do BB sob ataque

14/02/23

Ao final de 2022 foi anunciada pela Diope a criação de um novo indicador para as PSOs chamado “acionamento de caixa”.
Havia sido estabelecida uma equação que considerava como variáveis como variáveis as quantidades de transações realizadas e de caixas efetivos lotados em cada PSO. Isto gerou apreensão entre colegas escriturários que habitualmente atuam em guichês de caixa, pois as contas demonstravam que as PSOs teriam de reduzir a quantidade de acionamentos para não serem penalizados no Conexão.
Eis que agora, após a confirmação da adoção deste indicador nas primeiras semanas do ano, o Governo Lula, via Diope, muda as regras com o jogo em andamento.
Foi elaborada uma tabela com base “modelo estatístico” (obscuro, de variáveis desconhecidas) que determina uma quantidade diária de acionamentos para cada PSO. Para se determinar quantos acionamentos de escriturários como caixas poderão ser feitos, é preciso subtrair dessa quantidade diária a lotação de caixas efetivos da PSO, depois multiplicar pela quantidade de dias úteis.
A nova equação do indicador leva a que em várias PSOs NENHUM escriturário possa ser acionado como caixa ao longo do mês.
Muitos dos chamados caixas substitutos, que atuam na função há anos, estão impossibilitados de abrir os caixas, o que tem um impacto direto na renda desses trabalhadores.
Além disso, o Banco vem tomando medidas para que os caixas evitem fazer algumas transações obrigando o cliente a se autoatender.
O Sindicatop dos Bancários já oficiou o Banco e em reunião em 8 de fevereiro, com a chefia da PSO Natal, foi informado que todos os caixas substitutos estão sendo colocados para acionar os guichês de caixas sem prejuízos.