Notícias

Abril Verde e a saúde do trabalhador bancário

02/05/23

Na data dedicada à Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, 28 de abril, é importante lembrar da situação dos bancários, uma das categorias que mais adoecem no país. 
As empresas precisam adotar medidas concretas para garantir a saúde e a segurança dos bancários, proporcionar condições adequadas para o desempenho das atividades, interromper a prática de cobrança exagerada por resultados.
Lembramos que, em maio de 2022, o Sindicato dos Bancários do RN lançou uma pesquisa que mostrava que quase 70% da categoria sofria de algum transtorno mental comum e que 90% sinalizaram terem sido expostos a desgaste emocional no local de trabalho.
Segundo o INSS, entre 2009 e 2017, cresceu em 30% o número de bancários afastados do trabalho por problemas de saúde, sendo que 61,5% dos casos do período por transtornos mentais.
Um dos grandes parceiros do Sindicato na luta contra o adoecimento dos trabalhadores é o Ministério Público do Trabalho do RN que este ano, durante todo o Abril Verde trabalhou o tema "O Trabalhador Não é Invisível - Todo Acidente de Trabalho Deve Ser Notificado”.
Estima-se, porém, que 25,5% dos acidentes sejam subnotificados, considerando que muitos acidentes e doenças resultam em afastamento previdenciário e muitos registros são gerados apenas no momento da concessão do benefício, sem correspondente emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) anterior na forma da lei.