Notícias

Bancários declaram apoio a greve dos servidores do Detran

06/07/23

O Sindicato dos Bancários do RN esteve presente nesta quarta-feira, 05, em Ato Público de deflagração da greve dos servidores do Detran RN, em apoio aos servidores daquela autarquia. Os trabalhadores exigem o cumprimento da lei que prevê o reajuste anual de salários da categoria, abertura de concurso público e retomada das negociações com os demais pontos de pauta.
 
Há quatro anos a categoria vem tentando negociar com a Governadora Fátima Bezerra (PT), que em 2019 assinou um Termo de Ajustamento de Gestão que prevê a abertura de concurso público. No entanto, depois de todos estes anos de enrolação sem cumprimento do termo, desde o início do ano o Governo vem se negando até mesmo a negociar. O governo Fátima/Alves não cumpriu com os acordos anteriores, e é responsável pela precarização do atendimento à população, com a falta de funcionário; e pelo arrocho salarial e degradação das condições de trabalho. Este governo também descumpriu os acordos feitos com trabalhadores da saúde e professores, e só entende uma linguagem: a greve!
 
A população sofre  com a defasagem de servidores no Detran, e essa luta é também dos bancários e demais trabalhadores.
 
Em 2022, foi publicada uma Lei Complementar que garante a data-base da categoria em março (uma vez que o órgão possui arrecadação própria), lei esta que vem sendo descumprida pelo próprio governo que a promulgou. Para se ter uma ideia da necessidade do reajuste, o estado aumentou em mais de 48% a arrecadação entre 2019 e 2022. Dados do próprio Detran mostram que o Departamento arrecadou em média mais de 221 milhões de reais, sendo que, desse total, apenas 22% são usados para pagar a folha.
 
Os bancários se somam à luta e exigem: cumpra o que já foi acordado, negocie e pare o desrespeito à população e aos servidores, governadora!