Notícias

Bancários se solidarizam aos enfermeiros e enfermeiras do RN

10/07/23

Não é a primeira vez que a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), desenvolve práticas antissindicais contra os trabalhadores do estado, mas dessa vez se superou, entrando na Justiça para impedir a deflagração da greve dos enfermeiros e enfermeiras do RN pela implantação do piso salarial da categoria. A decisão do desembargador Glauber Rêgo, prevê inclusive, pena de multa de R$ 10.000,00 por dia para as entidades sindicais, entre elas o Sindsaúde/RN, além de faltas e descontos salariais para os servidores.

Os bancários do RN expressam total solidariedade à categoria e repúdio a Governadora que vem se negando até mesmo a negociar com os trabalhadores suas reivindicações.

Apesar do ataque contra a enfermagem, a categoria não se intimidou e realizou uma mobilização em frente ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, na segunda (03) – dia previsto para o início do movimento - seguida de uma caminhada até a Governadoria. No local, uma comissão de trabalhadores e lideranças sindicais foi recebida por membros do governo. Na reunião, representantes da gestão petista chegaram a dizer que a governadora “não tinha conhecimento” da medida judicial que pediu a suspensão da greve, o que foi considerado um “escárnio” pelos representantes dos trabalhadores.

Devido às punições, o movimento foi temporariamente suspenso, no entanto, em assembleia no dia 06 de julho, com toda a categoria da saúde pública, os servidores aprovaram greve a partir de 19 de julho. Além da implantação do Piso, estarão na pauta da assembleia a reposição salarial e as demais pendências que o governo se comprometeu em atender nas negociações de junho, e não cumpriu.