Notícias

Dia Internacional de Combate às LER/Dort: um chamado à conscientização e ação

27/02/24

 
Nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, marca-se o Dia Internacional de Combate às LER/Dort, uma data instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2000, em resposta ao crescente número de casos dessas doenças entre os trabalhadores.
 
A estatística revela uma realidade alarmante. Entre 2012 e 2016, 89% de todos os acidentes reconhecidos pelo INSS para bancários e financiários envolviam transtornos mentais e LER/Dort, com 45% atribuídos especificamente às LER/Dort. Esse quadro persistiu de 2017 a 2021, com 90% dos acidentes reconhecidos relacionados a essas doenças, sendo 46% LER/Dort.
 
 
Além disso, as LER/Dort e transtornos mentais representavam 47% dos afastamentos não reconhecidos como acidentes entre 2012 e 2016, número que aumentou para 55% entre 2017 e 2021.
 
As mulheres são particularmente afetadas por essas doenças, representando cerca de 70% dos casos a cada ano. O auxílio-doença acidentário entre as trabalhadoras cresce aproximadamente 170%, enquanto entre os homens, o aumento é de cerca de 60%.
 
Essas estatísticas revelam uma realidade preocupante. É essencial debater o impacto de gênero nesse contexto e tomar medidas eficazes para proteger a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.
 
LER/Dort, ou lesões por esforços repetitivos/distúrbios osteomusculares, são doenças fundamentalmente relacionadas ao trabalho, caracterizadas por dores crônicas que afetam principalmente os membros superiores, inferiores e a coluna vertebral, resultantes da sobrecarga do sistema musculoesquelético.
 
Neste Dia Internacional de Combate às LER/Dort, é hora de conscientizar, agir e buscar soluções efetivas para garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis para todos.