Notícias

Caixa Econômica: programa Pé-de-Meia do governo Lula gera caos para bancários e clientes

05/04/24

SEEB-RN fez protesto contra o descaso nas agências Parque das Colinas (Superintendência da Caixa em Natal) e em Goianinha nesta sexta-feira (05)

O programa Pé de Meia, lançado pelo governo Lula sob a promessa de auxílio aos estudantes, tem sido um verdadeiro desastre para as agências bancárias da Caixa. As filas intermináveis, horas de espera e o excesso de trabalho para os bancários são apenas algumas das agonias enfrentadas dia após dia.

O Sindicato dos Bancários do RN permanece vigilante e exige ações concretas por parte do governo e da Caixa, pois a população e os funcionários não podem ser os únicos a pagar o preço sempre que um novo programa social é lançado. “Tomamos conhecimento que na agência de Parelhas, recentemente, o atendimento foi encerrado por volta das 21h. Tá na lei: nenhum trabalhador pode fazer mais do que 2 horas extras por dia. Alguns trabalhadores estão fazendo 5 horas extras por dia. Isso é um absurdo”, enfatiza Eduardo Xavier - Coordenador-geral do SEEB-RN.

Falta de planejamento e incompetência:

A Caixa Econômica Federal, encarregada do programa, mostrou sua incompetência em não se preparar para a demanda. A falta de estrutura nas agências - já inadequadas para lidar com a demanda habitual - e a ineficácia do aplicativo Caixa TEM estão gerando longas filas em torno das agências. O aplicativo, que deveria ajudar, falha constantemente, forçando os clientes a procurarem atendimento presencial, o que apenas amplia a negligência.

A sobrecarga de trabalho já é uma realidade cotidiana para os bancários. Além disso, as extensas horas extras e a pressão para lidar com uma demanda em constante crescimento colocam ainda mais em risco a saúde física e mental dos trabalhadores.

O SEEB-RN cobra medidas urgentes por parte do governo e da Caixa. É preciso resolver urgentemente os problemas técnicos do aplicativo Caixa TEM e aumentar o número de funcionários nas agências. Os bancários merecem respeito e condições de trabalho decentes!