SEEB RN isenta bancários adoecidos de pagamento de mensalidade sindical
04/07/24
O Sindicato dos Bancários do RN, decidiu isentar os bancários adoecidos que estão afastados dos bancos de origem, de qualquer contribuição sindical. A decisão foi tomada pela diretoria no intuito de minimizar todos os ataques e perdas financeiras que os trabalhadores têm em um momento tão vulnerável.
Os bancários de bancos privados têm automaticamente sua contribuição suspensa, o que gerava uma dívida na hora do retorno ao trabalho; já os de bancos públicos continuam sendo cobrados, uma vez que não perdem o vínculo.
Pois a deliberação, que começa a valer a partir de julho de 2024 faz com que os bancários de bancos privados não criem qualquer dívida perante a entidade sindical, e os de bancos públicos, basta procurarem a secretaria do SEEB RN com o comprovante de afastamento das atividades laborais, que serão imediatamente ressarcidos.
Em período de afastamento pelo auxílio doença, o INSS já não costuma pagar o salário completo, o que é complementado pelos bancos, sendo que, após 24 meses de afastamento, esse complemento é suspenso. Além disso, após 20 dias é suspenso o pagamento do vale-refeição e após seis meses do vale-alimentação. Diante de tal cenário, o trabalhador ainda é levado a ter mais gastos com tratamentos e medicações.
Para o diretor de saúde do SEEB RN, Robério Paiva, é uma forma do Sindicato não agir como o Banco que se torna um algoz do trabalhador. “Só queremos que este bancário retorne a contribuir com a Entidade quando estiver em pleno gozo de sua saúde, antes disso, ele precisa se preocupar apenas em se cuidar”, concluiu.