Delegados sindicais tomam posse e ainda assistiram apalestra sobre "Origem da Exploração dos Banqueiros e Direitos e Deveres do Delegado Sindical"
05/07/24
O delegado sindical é uma peça chave na organização dos trabalhadores. Isso porque, por mais visitas que os diretores façam às agências ou ao grau de confiança que consigam criar com os colegas, são os delegados que estão vivendo o mesmo dia a dia que os colegas, e empaticamente podem detectar os problemas que os colegas possam estar passando.
Para esclarecer e abastecer os delegados com informações pertinentes que fortaleçam a organização classista foi proferida pelo professor Nazareno Godeiro, do Ilaese, a palestra a “Origem da Exploração dos Banqueiros e Direitos e Deveres do Delegado Sindical”.
Informações importantíssimas foram expostas como por exemplo que, em 2023 os 20 maiores bancos operando no Brasil atingiram uma cifra superior a R$ 1 trilhão de movimentação financeira; enquanto gastou com encargos de pessoal pouco mais de R$ 10 milhões. Isso não chega a 10% da receita líquida, sendo que o crescimento desse mesmo 20 bancos, em dois anos, atingiu um crescimento de 62,7%.
O crescimento salarial no mesmo período foi de 13,35%, inferior a inflação registrada que, segundo o INPC, foi de 21,02%.
A redução do reconhecimento do valor do trabalho dos bancários nos últimos anos pode ser refletido em quanto foi destinado em termos percentuais, para o pagamento dos trabalhadores. Em 2015, 51,3% do montante do valor apropriado pelos bancos, foi destinado aos bancários. Já em 2022, esse percentual foi de apenas 32,8%. Isso sem contar a diminuição do emprego. Somente o Banco do Brasil fechou mais de 25 mil postos de trabalho, seguido pela Caixa que fechou mais de 13 mil e do Bradesco que acabou com mais de 7 mil postos de emprego.
A remuneração média em salários mínimos dos trabalhadores do setor teve uma queda contínua nos últimos 15 anos, representando cerca de mais de dois salários mínimos de diferença. Ou seja, cada vez mais os bancários estão trabalhando para gerar lucros para rentistas e ficando com fatias cada vez menores do bolo.
Diante do exposto na palestra, podemos refletir que os bancos estão asfixiando o povo brasileiro, seja através do mecanismo da dívida pública, seja através das dívidas pessoais. Para pagar juros aos banqueiros, o Governo cria teto de gastos e deixa de investir o mínimo em saúde, educação e segurança.
Por fim, a exposição focou no papel do delegado sindical e na responsabilidade de cada um abraçou ao tomar posse. A estrutura sindical depende fortemente de sua base, mas o pilar que leva o que está sendo vivido na realidade dos locais de trabalho até à diretoria para que possam ser tomadas medidas política e/ou jurídicas, é o delegado sindical.