Notícias

MEU FUNDO DE PENSÃO É MEU

27/08/24

Nós, do Sindicato dos Bancários do RN, manifestamos nosso repúdio às propostas veiculadas e encaminhadas pelo atual governo, nas figuras do Ministro da Fazenda, Fernando HADDAD e do Presidente da República Luiz Inácio LULA da Silva, de usar os Fundos de Pensão das Empresas Públicas para o Programa de Aceleração de Crescimento, o PAC.
 
Diferente de outras manifestações, somos veementemente contra qualquer hipótese indicada em tal argumento, pois, os Fundos de Pensão das Empresas Públicas pertencem aos seus trabalhadores.
 
Na área bancária, fundos como a FUNCEF e a PREVI, sofrem nos últimos tempos com gestões problemáticas resultando inclusive em déficits e equacionamentos que levam os seus beneficiários a ter de pagar a conta dos maus investimentos e desvios ocorridos num passado não tão distante assim.
 
Um governo que critica o "orçamento secreto", não pode seguir na linha de concessões e emendas a todo e qualquer partido, trocando um chamado "teto de gastos" por arcabouço fiscal, não pode articular mais uma investida no que a ele não pertence.
 
O governo LULA/ALCKMIN alega que não há recursos orçamentários e por isso quer recorrer aos fundos de pensão, no entanto omite que 50% do orçamento é destinado a pagamentos de juros e amortização da dívida pública.
 
Certamente há outras fontes de recursos que não o NOSSO FUNDO DE PENSÃO.