Notícias

Bancários do RN aprovam por unanimidade continuação da greve

10/09/24

Em greve iniciada nesta, segunda, 09, os bancários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal deram um show de luta e engajamento. Todas as agências de Natal e Grande Natal aderiram à paralisação além de várias cidades do interior. Apesar da Contraf CUT fazer terrorismo virtual de que o acordo será assinado, os bancários do RN se mantiveram firmes e aprovaram a continuidade do movimento grevista.
Após 8 anos sem greve, a Contraf CUT comemora um reajuste de 4,64% tendo como contra-ponto o lucro bilionário dos bancos e ainda como plano de fundo a notícia de que a categoria bancária é a segunda mais adoecida do país. Caso fosse uma confederação, no mínimo democrática, teria ouvido a voz da categoria que inundou as redes sociais com críticas a sua postura. Eles usam números de sindicatos em que ganharam com votações super apertadas, para dizer que possuem maioria nos bancários.
Em dois mês de negociação, com 13 rodadas de debate, apenas um twittaço foi chamado, algo tão irrelevante que até a rede X (antigo twitter) foi barrado no país. Se esconder atrás do homeoffice dos trabalhadores para dizer que é impossível mobilizar é não acreditar na consciência dos bancários que sabem que, não só os banqueiros, mas todos os patrões, só abrem a mão quando paramos a produção.
Caixa
O absurdo do Acordo proposto pela Caixa foi tanto que o próprio banco suspendeu a assinatura prevista para o dia 10 e ampliou a ultratividade até o dia 13, concordando em voltar a negociar. Isso é fruto da mobilização da base que levou a proposta como uma afronta e mostrou que não aceitará ser feita de boba.
BB
No Banco do Brasil a Contraf vem usando uma falsa construção narrativa pressionando e passando por cima das bases onde sequer foi feita mobilização. O fim da função de caixas é um dos pequenos absurdos que tentam passar de forma disfarçada. Mas a disposição do RN irá se expandir pelo Brasil. Hoje foi o RN e o AM. Amanhã ganharemos a companhia do Maranhão e várias outras bases estão fazendo assembleias hoje. Não nos deixemos enganar. A hora de lutar é agora!
 
A assembleia desta terça, 10, é às 17h30, no Sindicato. Vamos analisar a repercussão total pelo país.
 
Você sabe o porquê da Contraf CUT ter tanta pressa em aprovar o acordo, mesmo com tanto rebaixamento?
Faz tempo que a Confederação não gasta sola de sapato nem saliva visitando agências e debatendo com a categoria. São simplesmente funcionários de gabinete esperando correr com as negociações para engolir 1,5% da PLR mãos 1,5% do salário dos bancários. É por isso que o Sindicato dos Bancários do RN devolve essa taxa assistencial, assim como devolvia o imposto sindical. O trabalho feito por este sindicato é sério. Não à toa estamos sempre nas agências e os bancários têm confiança em denunciar assédios e outros problemas enfrentados nos bancos. Nosso interesse é na valorização dos trabalhadores e manutenção da dignidade nas condições de saúde e trabalho.