Notícias

Assembleia vota pelo fim da greve no Banco do Brasil, mas a luta continua

17/09/24

A greve dos trabalhadores e trabalhadoras do Banco do Brasil chegou ao fim na noite desta terça-feira, 17, após assembleia realizada com a categoria. Após dias de mobilização, a categoria decidiu pelo encerramento do movimento grevista, embora as conquistas alcançadas ainda estejam longe das expectativas iniciais.

Eduardo Xavier, coordenador geral do Sindicato, destacou a importância da mobilização para fortalecer os trabalhadores nas próximas batalhas. “Essa greve tem uma importância tremenda, pois “arma” os trabalhadores e trabalhadoras para as próximas greves que virão”, afirmou. Segundo Eduardo, mesmo sem alcançar o índice desejado, a luta foi fundamental para reverter a cláusula 17 do acordo, que tratava da demissão imotivada no Banco do Brasil.

A participação ativa da base e da gerência média nos piquetes foi essencial para dar força ao movimento. “A luta valeu a pena. Não foi o acordo que imaginávamos, mas a mobilização dos trabalhadores saiu vitoriosa”, disse Marcos Tinôco, diretor de Imprensa do Sindicato.

Essa greve marcou e honrou todos os trabalhadores bancários, que se destacaram ao mostrar sua força para todo o Brasil. O movimento, que se torna histórico após 8 anos sem paralisações no setor, também reforçou a urgência de enfrentar o assédio moral, exigir a contratação de mais funcionários e lutar por melhores condições de trabalho e por uma Participação nos Lucros e Resultados (PLR) mais justa, especialmente diante dos lucros bilionários da instituição.