O Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte expressa sua total indignação com a falta de respeito aos trabalhadores e trabalhadoras do Banco Itaú e protesta contra a onda de demissões que afeta a categoria. Por isso, nesta quarta-feira, dia 09 de outubro, estamos retardando a abertura da agência do Itaú Centro por 2 horas para escancarar os absurdos que o banco vem impondo à categoria.
A decisão de realizar esse ato é uma resposta à política de demissões do Itaú, que contrasta com os lucros recordes da instituição. Enquanto o banco registrou um lucro recorrente de R$ 10,1 bilhões no segundo trimestre de 2024, um aumento de 15,2% em comparação ao mesmo período do ano passado, mais de 1.785 postos de trabalho foram fechados em todo o país nos últimos doze meses.
Somente em Natal, seis bancários(as) foram demitidos(as) neste mês.
É inadmissível que um banco com lucros tão expressivos promova demissões em massa, prejudicando a vida de tantas famílias.
Essa política de redução de pessoal sobrecarrega os trabalhadores(as) que permanecem na empresa, expondo-os a condições de trabalho insalubres e aumentando o risco de doenças ocupacionais.
As metas abusivas impostas têm sido a principal causa do adoecimento da categoria. A sobrecarga de trabalho, aliada à pressão por resultados a qualquer custo, tem gerado um ambiente de trabalho cada vez mais hostil e desumano.
O Sindicato convida toda a sociedade a participar do ato em solidariedade aos bancários(a) e em defesa dos direitos desses(as) trabalhadores(as).