Visão do caos: Sindicato dos Bancários do RN denuncia situação degradante da agência do Banco do Brasil em São Paulo do Potengi
19/03/25
O Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte realizou nesta terça-feira (17) visita à agência do Banco do Brasil em São Paulo do Potengi e se deparou com um cenário alarmante de precarização. Em meio a uma reforma desorganizada e andando a passos de formiga, a agência é um canteiro de obras. E para piorar: os trabalhadores estavam até a última segunda feira cumprindo suas atividades normalmente sob risco constante, enquanto clientes estavam expostos a uma estrutura completamente inadequada. A agência só não estava em funcionamento no momento da visita porque o sistema estava inoperante.
As imagens capturadas durante a visita do sindicato são chocantes: fios elétricos expostos, buracos no teto, poeira por toda parte e instalações improvisadas de tubulações e sistemas de ar condicionado. Essa situação pode ocasionar sinistros e acidentes reais tanto para clientes quanto para trabalhadores, agravando ainda mais o cenário de negligência.
O Banco do Brasil, que em 2024 registrou um lucro líquido ajustado de R$ 37,9 bilhões, um aumento de 6,6% em relação a 2023, ignora completamente que sua verdadeira riqueza reside nas pessoas que constroem e confiam na instituição diariamente. Enquanto os números nos balanços impressionam, a realidade reflete descaso e desrespeito.
Diante desse cenário, o Sindicato dos Bancários do RN exigiu providências imediatas: a reforma deve ser concluída com a agência fechada, garantindo um ambiente seguro para todos. Cobramos da Superintendência a paralisação das atividades da agência até solução do problema que de pronto atendeu nosso pleito, porém hoje 19/03 a agência abriu em contingência. Acionamos novamente a Superintendência e a GEPES que garantiu que a partir de amanhã a agência estará fechada para apressar o serviço da obra. O atendimento ao público só será retomado quando houver condições dignas de trabalho e segurança.