Notícias

7 de Setembro: Independência de verdade só com soberania e punição aos golpistas! Trump, tire as mãos do Brasil!

02/09/25

Este ano a mobilização do 7 de Setembro terá uma importância fundamental contra o ataque dos EUA ao Brasil. O “tarifaço” de Trump, que eleva em 50% as taxas sobre as exportações brasileiras, representa um duro golpe à soberania nacional. A medida coloca em risco milhões de empregos, afeta setores inteiros da indústria e aprofunda a dependência do país aos interesses do imperialismo americano.
 
Além do impacto econômico, o tarifaço também é uma arma de chantagem política. Trump busca ampliar o controle dos EUA sobre as riquezas nacionais, a exemplo do petróleo, minerais estratégicos e da Amazônia. Ao mesmo tempo, ele atua para tentar blindar Bolsonaro e seus cúmplices da responsabilização pelos crimes cometidos e pela tentativa de golpe de Estado.
 
Convocação para as ruas no 7 de Setembro
Diante desse cenário, a Central Sindical e Popular CSP-Conlutas faz um chamado aos trabalhadores, à juventude e aos setores populares para ocuparmos as ruas no 7 de Setembro. A Central defende que a luta por soberania só pode ser vitoriosa com muita unidade, mas também com independência política, sem qualquer apoio ao governo Lula, aos empresários ou ao STF, que falam em soberania, mas mantêm intactas as políticas de submissão ao imperialismo e aos banqueiros.
 
Enquanto o governo responde ao ataque dos EUA com pacotes bilionários para empresários, a CSP-Conlutas medidas concretas contra a exploração capitalista. É preciso aplicar tarifas de reciprocidade contra os EUA; proibir a remessa de lucros das multinacionais; suspender o pagamento da Dívida Pública a credores norte-americanos; estatizar empresas que ameacem fechar ou demitir; taxar as Big Techs; e garantir que a produção nacional seja voltada às necessidades do povo, com redução dos preços de combustíveis e gás, estabilidade no emprego e redução da jornada sem corte de salários.
 
Soberania e combate ao golpismo
A luta pela soberania nacional também exige derrotar os golpistas e a extrema direita. A ofensiva dos EUA escancarou o papel de Bolsonaro e seus aliados como agentes do imperialismo dentro do país. Por isso, é urgente exigir prisão para Bolsonaro e seus cúmplices, cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro e confisco dos bens de todos os envolvidos na tentativa de golpe de Estado.
 
Apoio do SEEB/RN
O Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte (SEEB/RN) se soma a essa luta e reforça o chamado para que a categoria bancária e toda a classe trabalhadora participem das mobilizações do 7 de Setembro em defesa da soberania nacional, contra os ataques de Trump e pela punição dos golpistas. 
 
ATO EM NATAL - Domingo, 7 de Setembro, às 9 horas, na Praça das Flores (Petrópolis)