Sindicato dos Bancários promove curso sobre comunicação sindical e estratégias digitais
16/09/25
O Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte realiza, no próximo dia 26 de setembro, o curso Comunicação Sindical: Estratégias Digitais e Redes Sociais. A formação será ministrada pelo Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE), no auditório do SEEB/RN, durante os dois turnos. A atividade é direcionada a dirigentes sindicais, delegados(as) de base, ativistas e assessores(as) de imprensa (não precisa de inscrição).
O objetivo é fortalecer a comunicação sindical como ferramenta de mobilização, formação de consciência de classe e aproximação com a base. O curso busca também qualificar o uso estratégico das redes sociais e das mídias digitais, sem abrir mão dos meios tradicionais de contato direto com os trabalhadores.
“Com esta iniciativa, o sindicato reafirma a importância da comunicação como instrumento de resistência, unidade e fortalecimento da classe trabalhadora. Temos um compromisso com a formação sindical para a ação dos trabalhadores na defesa de seus direitos.”, destaca Eduardo Xavier, diretor de formação sindical do SEEB/RN.
O curso vai abordar diversos conteúdos relacionados ao tema, como Histórico e Contexto da Comunicação Sindical; Panorama Atual da Grande Mídia e Narrativas de Poder; Ferramentas e Estratégias de Comunicação Sindical; Redes Sociais e Mobilização Digital; além de Mídia Alternativa e Redes de Comunicação Sindical.
Além de capacitar os participantes, a programação prevê momentos de avaliação e debate sobre a comunicação sindical. Entre os pontos de destaque, estão:
- Avaliar a comunicação atual do sindicato e identificar melhorias;
- Discutir o impacto da grande mídia na opinião pública e na luta sindical;
- Refletir sobre o papel da mídia alternativa e sua relação com a organização de base;
- Capacitar para o uso estratégico das redes sociais, incluindo impulsionamento pago, criação de conteúdo, humor, memes e campanhas digitais;
- Elaborar uma Rede de Comunicação Sindical para ampliar o alcance das ações;
- Integrar comunicação digital e presença física como práticas complementares.
Para o diretor de imprensa e comunicação do sindicato, Marcos Tinôco, a iniciativa é fundamental. “Este curso é uma oportunidade de qualificar ainda mais a nossa comunicação sindical para que ela cumpra o seu papel histórico. Queremos produzir a melhor comunicação a serviço da classe trabalhadora. Informar, formar e mobilizar para ações conscientes na luta contra a exploração dos bancos.”, afirma Tinôco.