Notícias

Sindicato fecha agência do Banco do Brasil em Parnamirim contra casos de assédio moral

16/10/25

O Sindicato dos Bancários do RN esteve nesta quinta-feira (16) no Banco do Brasil de Parnamirim em protesto contra os casos de assédio moral que vêm ocorrendo na agência. Após diversas denúncias e tentativas de diálogo com a gerência, o sindicato decidiu fechar a unidade das 8h às 12h e realizar um ato público em defesa da saúde e da dignidade dos trabalhadores.

“Vamos realizar manifestações como essa em cada agência onde houver denúncias de assédio moral. Se precisar parar o dia todo, nós vamos parar. Assédio moral é crime e está adoecendo os trabalhadores”, afirmou Alexandre Cândido, coordenador do SEEB/RN.

O ato também denunciou as metas abusivas e a pressão constante imposta pelo banco, que têm causado sofrimento e adoecimento entre os bancários. Durante a mobilização, o sindicato reforçou a importância da nova cartilha informativa sobre o combate ao assédio moral, lançada recentemente para orientar e fortalecer a luta da categoria.

“Essa superintendência do Rio Grande do Norte tem uma prática assediadora, com os gerentes gerais e com a gerência média. Mas isso não justifica que uma agência do Banco do Brasil de Parnamirim possa praticar o mesmo assédio que vem da superintendência para os gerentes gerais. O que está acontecendo aqui é ameaça de descomissionamento, é o adoecimento generalizado. Não vamos permitir isso. Ou para esse processo, ou nós vamos parar as agências.”, alertou Juvêncio Hemetério, bancário aposentado e membro do conselho fiscal.

O SEEB/RN segue firme na luta por um ambiente de trabalho saudável e pelo fim do assédio moral no setor bancário.