Notícias

Servidores públicos fazem marcha unificada e ocupam Brasília em ato contra a Reforma Administrativa

30/10/25

Cerca de 20 mil servidores públicos estiveram nesta quarta-feira (29), em Brasília (DF), realizando uma grande marcha nacional contra a Reforma Administrativa. Trabalhadores de várias partes do país ocuparam a Esplanada dos Ministérios em passeata até o Congresso Nacional, onde exigiram do deputado Hugo Motta a retirada da medida.

A manifestação reuniu servidores das três esferas (federais, estaduais e municipais), em repúdio à reforma do governo Lula e do Congresso, que repete a lógica da PEC 32 de Bolsonaro. Na prática, se aprovada, a proposta vai resultar em mais terceirização, precarização, corrupção e redução da capacidade do Estado de atender demandas essenciais da população, em áreas como saúde, educação e assistência social.

O Sindicato dos Bancários do RN também esteve presente na marcha nacional e reforçou a luta em defesa dos serviços públicos. Entre outras entidades, a CSP-Conlutas apontou que a luta não se limita à PEC da Reforma Administrativa. Isso porque o governo Lula já aplica uma reforma administrativa de forma fatiada. Ao impor o Arcabouço Fiscal, o governo congela investimentos públicos e exige cortes de gastos em áreas essenciais para satisfazer os interesses do capital financeiro.

“Nosso sindicato vai continuar fortalecendo a luta contra a Reforma Administrativa, que retira direitos e acaba com a estabilidade no emprego pra demitir os trabalhadores. Isso vai chegar no Banco do Brasil, na Caixa e no BNB. Não podemos permitir. Defendemos o serviço público valorizado, gratuito e de qualidade.”, destacou Marcos Tinôco, diretor do SEEB/RN, durante a marcha.

Com informações da CSP-Conlutas.