Este mês a atenção do Sindicato dos Bancários do RN também está voltada para a saúde do homem. Com o Novembro Azul, a entidade reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. “Quem se cuida vive a própria revolução!”, incentiva o slogan da campanha.
Segundo o INCA, entre 2023 e 2025 estima-se mais de 70 mil novos casos por ano, o que faz do câncer de próstata o mais comum entre os homens (excluindo o de pele não melanoma) e o segundo que mais mata, com uma estimativa de 17 mil mortes anuais.
O risco aumenta após os 50 anos (ou 45, com histórico familiar), mas quando detectado cedo, as chances de cura são altas. Os exames de sangue (PSA) e o toque retal são procedimentos simples, rápidos e fundamentais. Por isso, romper o preconceito e falar sobre o tema é um ato de coragem e cuidado.
“O Sindicato dos Bancários do RN apoia o movimento Novembro Azul e incentiva todos os trabalhadores a cuidarem da saúde e a quebrarem o tabu em torno da prevenção.”, destaca Alexandre Candido, coordenador do SEEB/RN.