Notícias

Greve na CAIXA: Contraf/CUT orienta aprovação de proposta rebaixada, mas clima na categoria é de rejeição

12/06/09

Mais uma vez, em meio a uma greve vitoriosa da categoria, a Contraf/CUT aparece para puxar o freio de mão do movimento. Embora o clima entre os trabalhadores da CAIXA, em greve no país, seja de rejeição à última proposta da Empresa, a Contraf/CUT, os sindicatos e associações dirigidos por ela orientam a aprovação.

Na próxima terça-feira haverá uma nova rodada de negociação entre a CAIXA e os trabalhadores. Um dia antes, no entanto, a partir das 16h, os engenheiros, arquitetos e advogados da CAIXA no RN se reúnem em nova assembléia.

De acordo com o representante estadual da Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da CAIXA (Aneac), Jorge Ricardo Costa, numa enquete realizada entre os grevistas do RN, a maioria disse não à proposta do Banco. “Em todo o país esse tem sido o sentimento. A proposta da CAIXA é ruim. A Empresa bota condicionantes. Quem não está no plano novo, por exemplo, não terá direito a nenhum retroativo. No caso dos dias parados, negociação é de 50% abonado e a outra metade compensada, ninguém fala do REG/REPLAN. Na verdade, é a mesma proposta anterior com algumas frases alteradas”, afirmou.

Indagado sobre a orientação da Contraf/CUT, Jorge foi direto. “Orientar é uma coisa, aprovar é outra. O clima na categoria é de rejeitar a proposta. O momento é difícil”, avaliou.