Notícias

Justiça reintegra Advogados do Banco do Brasil

17/06/09

No próximo dia 07 de julho completará um ano da medida mais extravagante, autoritária, insana, arbitrária, prepotente, injusta de que temos conhecimento, impetrada pelos petistas via Diretoria Jurídica do Banco do Brasil, sob o comando do diretor Joaquim Portes de Cerqueira César. Trata-se da demissão coletiva, sumária, humilhante, dos advogados da AJURE-RN, assinada pelo gerente-executivo-jurídico Paulo César Guerche, sem qualquer justificativa, sem abertura de processo administrativo, sem justa causa, na fatídica tarde de 07/7/08, num sinal claro de violação aos princípios constitucionais do juízo natural, do contraditório e da ampla defesa.
Defensor intransigente dos direitos dos bancários, sem nenhuma discriminação, o Sindicato moveu uma Reclamação Trabalhista conduzida por sua competente Assessoria Jurídica, sob o comando do Escritório Cavalcanti, Oliveira & Batista Advogados, e que recebeu o apoio da OAB-RN, OAB-Federal, ANAT(Associação Nacional dos Advogados Trabalhistas) secção do RN, Ministério Público do Trabalho, entre outros.
O Governo Lula, através do Banco do Brasil, vem promovendo uma onda de demissões sem precedentes, resultado da incompetência e insensatez de alguns de seus diretores, muitos deles ex-dirigentes sindicais. Só aqui no RN, por iniciativa do Sindicato, a Justiça reintegrou, nos dois últimos anos, onze bancários demitidos injustamente pelo Banco. No caso da demissão dos advogados, vale registrar que eles não receberam nenhum tipo de apoio dos ex-sindicalistas do RN que hoje estão na direção do Banco ou que possuem mandato parlamentar. Pelo contrário, fizeram questão de declarar que as demissões foram justas. Igual a sanguessugas, eles se agarram ao poder com suas ventosas sugadoras e esquecem que um dia também foram trabalhadores.
O dia 12 de junho de 2009, data da sentença de reintegração dos advogados do BB, ficará registrado na história do nosso Sindicato como o Dia do Restabelecimento da Dignidade dos Trabalhadores Bancários do RN, porque a luta foi árdua, uma vez que o Banco utilizou-se de recursos abusivos para alongar a via judicial.
Para nós, fica a satisfação de saber que o Judiciário Trabalhista do RN conta com magistrados lúcidos, dignos, honrados e justos, a exemplo da Dra. Isaura Maria Barbalho Simonetti que, em 12/7/08, concedeu a tutela antecipada e determinou a reintegração imediata dos advogados; o Dr. Carlos Newton Pinto, que manteve a decisão da Dra. Isaura; e o Dr. Décio Teixeira de Carvalho Júnior, juiz da 5º Vara do Trabalho que julgou o mérito e prolatou a sentença confirmando a reintegração, em 12/6/09.
Com o fim do martírio por que passaram os demitidos e seus familiares, e esperando que a decisão justa seja repetida nas demais instâncias da Justiça do Trabalho, agradecemos a todos que partilharam de nossa luta e afirmamos que, agora, temos o direito de celebrar a brilhante vitória.