O Sindicato dos Bancários realizou na manhã desta quinta-feira, 30 de abril, um Ato Público em frente à agência Centro, do Santander. O protesto chamou a atenção da população para as milhares de demissões promovidas pela Empresa, mesmo diante de uma lucratividade recorde. No Brasil, em 2008, o Santander lucrou quase R$ 5 bilhões. Só no primeiro trimestre deste ano, os lucros atingiram a marca de R$ 419 milhões. Outros protestos ocorreram em todo o Brasil.
Demissões
Nos últimos 12 meses, o Santander demitiu 3.300 funcionários em todo o país. De janeiro a março de 2009, mil trabalhadores foram para o olho da rua. Por isso, na véspera do Dia do Trabalhador, bancários de vários estados saíram às ruas em protesto contra a exploração da Empresa e a enxurrada de demissões.
Em Natal, a direção do Sindicato estendeu em frente a agência Centro do Santander uma faixa reafirmando que “os ricos e os banqueiros é quem devem pagar pela crise” e distribuiu uma nota à população esclarecendo os pontos da manifestação.
O diretor do Sindicato e funcionário do Santander, Tarcísio Cavalcante, afirmou que a entidade está vigilante em relação às possíveis demissões no RN e lembrou da perda que os bancários tiveram com a PLR deste ano. “Além das demissões, a manifestação também foi feita para protestar contra a redução da PLR para a categoria este ano. O Santander e outros Bancos Privados deram um golpe nos trabalhadores e, mesmo lucrando muito, diminuíram a parte desse lucro que cabe aos funcionários. Só tem lucro porque tem trabalhador”, disse o sindicalista.