O Encontro Estadual dos Bancários começou por volta das 10h deste sábado, dia 4 de julho, com a mesa formada por representantes do Sindicato dos Bancários (Liceu Carvalho), CTB (Fernando Luiz), PSTU (Aílson Matias), Conlutas (Gisélia Rocha) e Grupo de Ação Socialista (Sônia Godeiro).
O coordenador geral do Sindicato, Liceu Carvalho, afirmou que os debates deste sábado darão o rumo à Campanha Salarial dos Bancários 2009/2010. Segundo ele, o ano será difícil, mas os trabalhadores deverão se unir para arrancar dos patrões as reivindicações que serão formuladas nos encontros estaduais que acontecem em todo o país.
Membro da coordenação estadual da Conlutas, Gisélia Rocha pediu a solidariedade dos bancários ao povo hondurenho, que domingo passado sofreu um golpe militar com a retirada do poder de Manuel Zelaya, presidente eleito democraticamente. Também falou sobre a ocupação militar das tropas brasileiras no Haiti e desejou um ótimo encontro à categoria.
Representando o Grupo de Ação Socialista (GAS), Sônia Godeiro reiterou a solidariedade tanto aos haitianos como aos hondurenhos e pediu apoio à greve dos servidores do INSS, que enfrenta uma greve nacional desde o dia 16 de junho. Ela também deu todo apoio à Campanha Salarial da categoria.
Em seguida, foi lido o regimento interno dos bancários do Rio Grande do Norte antes do início dos debates.