Os bancários do RN aprovaram uma tese unificada para a Campanha Salarial 2009/2010. O documento será defendido pela categoria no Encontro Nacional do MNOB, fórum que vai receber e deliberar sobre as teses de todas as bases que compõem o Movimento. O Encontro terá um papel fundamental para os trabalhadores porque decidirá sobre a pauta que será apresentada aos patrões na mesa de negociação. A base também aprovou a ida de delegados ao Encontro Nacional do MNOB que ocorrerá dias 18 e 19 de julho, em São Paulo.
Algumas polêmicas marcaram a defesa das teses defendidas pelo Grupo de Ação Socialista (GAS) e pelo PSTU, como o fim das metas. Juary, do PSTU, defendeu o fim de qualquer meta nos Bancos, mas a categoria decidiu apenas pelo fim das metas abusivas e o debate sobre quantificação delas com os representantes dos trabalhadores.
Outro ponto divergente foi o ataque à corrente articulação/CUT, proposta também da tese defendida por Juary. A categoria defendeu a concentração dos ataques a todas as correntes que apóiam a Contraf/CUT e o texto foi modificado. A tese unificada foi aprovada pela maioria dos bancários. Ninguém votou contra, mas houve duas abstenções.
Metodologia
Duas teses foram propostas durante o Encontro Estadual dos Bancários neste sábado: uma defendida pelo bancário Juary, ligado ao PSTU, e outra defendida pela bancária Marta Turra, ligada ao Grupo de Ação Socialista (GAS) e assinada também pelos bancários Liceu Carvalho, Juvêncio Hemetério, Eduardo Xavier, Raimundo Gilmar, Marcelo Tinôco, Marcos Tinôco, José Robério Paiva, Tarcísio Cavalcante, Wellington Medeiros, Wellington Luiz, Gilberto Monteiro, Albertina Bertino, Onézimo, Beatriz Oliveira, João Bezerra, João Dalmácio, Maria Lúcia e Maria dos Anjos. O debate em torno das duas teses ocorreu em três fases. No primeiro momento, Juary e Marta apresentaram as propostas. Depois do almoço, a categoria entrou na discussão e questionou alguns pontos da tese do PSTU. A base se dividiu em grupos por Bancos (BB, CAIXA e Privados) e em seguida voltou a se reunir para decidir sobre as duas teses.