Notícias

Greve cresce no terceiro dia de paralisação e mais agências fecham por todo RN

29/09/11

No terceiro dia da greve nacional dos bancários aumentam o numero de bancos públicos que aderiram ao movimento e em grandes cidades do estado a paralisação já chegou a 100%.

Na capital e no interior do Rio Grande do Norte a cada dia mais agências fecham as portas e entram em greve. As cidades de Acari, A. Bezerra, Angicos, Caicó, Canguaretama, Ceara Mirim, Currais Novos, Goianinha, João Câmara, Macaíba, Macau, Monte Alegre, Nova Cruz, Parnamirim, Santa Cruz, São José de Mipibu, São Paulo do Potengi, Santo Antônio, entre outras já deflagraram greve. No Brasil o único estado fora da mobilização já aprovou a greve em assembleia e deverão se juntar ao resto do país a partir da próxima segunda-feira (3).


Negociações


A greve já entra no terceiro dia e nada mudou. Em nota a Fenaban divulgou que “continua aguardando a retomada das conversações com o Comando Nacional dos Bancários, visando a construção de uma propostas que leve a um acordo”


Relembre os fatos


Os bancários entraram em greve por tempo indeterminado, após a quinta rodada de negociações com a Fenaban, ocorrida na última sexta-feira (23/9). A proposta patronal contemplava reajuste de 8% sobre os salários, enquanto a proposta rebaixada do Comando Nacional dos Bancários reivindica 12,8%. Pedida muito menor do que é exigido na pauta alternativa da categoria, elaborada pela Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB), que reivindica 26%.


Os bancários pedem, ainda, valorização do piso, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mais contratações, fim da rotatividade, melhoria do atendimento aos clientes, fim das metas abusivas e do assédio moral, mais segurança e igualdade de oportunidades.



Denúncia


Atitude anti-sindical da gerente Zuleica do Itaú Prudente de Morais. A gerente ameaça funcionários através de mensagens e gera conflitos em frente à agência.