O XXV Congresso Regional dos Petroleiros do Pará, Amazonas, Maranhão e Amapá, realizado em Manaus, no mês de junho, teve como um dos pontos principais a filiação à Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas). A questão foi debatida, votada e tirada como resolução do congresso. O tema foi levado às assembleias de base, nas quais foi previamente aprovado, quase por unanimidade, tendo somente um voto contra e uma abstenção. De acordo com o estatuto do sindicato será realizada mais uma assembleia, tendo como pauta específica a questão da filiação, que deverá ocorrer em até 60 dias – a contar da data do XXV Congresso Regional.
A filiação à Conlutas dará direito ao Sindipetro PA/AM/MA/AP de participar com direito a voz e voto nas instâncias de deliberação, tanto nacionais como regionais e estaduais, da central sindical.
O Sindicato terá acesso a todo tipo de apoio e assessoria que necessitar e estiver ao alcance da Coordenação. Além disso, será garantida completa autonomia política, administrativa e financeira do sindicato em relação à Conlutas, ou seja, as decisões do sindicato continuarão a ser tomadas soberanamente em suas instâncias regulares.