Notícias

Gerente do BNB agride direção do Sindicato em piquete na agência Centro

21/10/11


Dois diretores do Sindicato dos Bancários do RN foram vítimas de agressão física e verbal nesta sexta-feira, 21 de outubro, no piquete da agência Centro do BNB. Eduardo Xavier e Francisco Ribeiro cumpriam a determinação da categoria, que decidiu permanecer em greve por tempo indeterminado, quando o gerente do CrediAmigo Lázaro Serbeto tentou invadir a agência passando por cima dos piqueteiros.

Na porta da agência, Eduardo foi empurrado e Chicão levou um soco no rosto. Completamente desequilibrado, Serbeto afirmou que passaria por cima de qualquer um para furar a greve.  No momento da agressão, testemunhada e repudiada por vários bancários, ele partiu para cima dos diretores do Sindicato. Na confusão, também levou o troco. O caso parou na delegacia da Cidade Alta. Tanto o Sindicato como Lázaro Serbeto prestaram queixa.

Essa é a primeira vez na história da greve do BNB que um bancário se volta contra a diretoria do Sindicato que estava ali defendendo dos bancários, inclusive os dele. A direção da entidade, representada por Eduardo e Chicão, cumpria a determinação da assembleia dos funcionários do BNB, que rejeitaram a proposta do Banco e optaram por não voltar ao trabalho.

Lázaro Serbeto, que já vinha usando da truculência nos últimos dias ao agredir verbalmente os piqueteiros da agência Centro, agora passou dos limites.  Durante a greve nacional dos bancários, a assembleia geral da categoria chegou a aprovar uma moção de repúdio contra o destemperado gerente.  “Se lhe dessem asas, esse cidadão causaria inveja até ao deputado Jair Bolsonaro, pelo despreparo demonstrado para a função que ocupa, além do desequilíbrio mental e emocional agressivo”, diz a nota.

O Sindicato dos Bancários do RN também entrará como uma representação contra Lázaro Serbeto junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN) para saber se, como advogado que é, ele tem conhecimento do que diz a lei de greve e dos direitos que os trabalhadores têm.

Este Sindicato continuará lutando contra a intransigência do BNB e de gerentes valentões que querem construir sua carreira passando por cima dos colegas bancários.